Reflexões - Digo Sim...

DIGO SIM... A FIDELIDADE NO CASAMENTO

 

          Dentro da sociedade em que vivemos, com fortes características machistas, sempre se pediu fidelidade para a mulher. Quanto ao homem, quase tudo lhe era, e ainda é, permitido. A fidelidade dentro do casamento, para a maioria das pessoas, prende-se ao aspecto físico, ao aspecto do relacionamento sexual, somente. Porém, a fidelidade dentro do casamento tem uma abrangência muito maior. A fidelidade tem, em primeiro lugar, que ser recíproca. Vale para ambos os cônjuges. Ela é o resumo das responsabilidades que o amor supõe.

 

         Aos olhos de Deus, fidelidade no casamento não significa meramente enveredar para aventuras extraconjugais. Isso também faz parte, e é muito importante, mas constitui um aspecto particular de responsabilidades muito mais amplas. A fidelidade conjugal envolve a capacidade de doação total e irrestrita; responsabilidade livremente assumida pelo bem geral do outro e por sua promoção integral como pessoa humana; é uma bela imagem da fidelidade de Deus ao seu Povo.


          Isto significa que tudo aquilo que um faz ou deixa de fazer deverá estar orientado não só para seu próprio bem, mas sempre, e igualmente, para o bem do outro. Aqui está o núcleo das responsabilidades próprias do amor. Comportamentos, atitudes, gestos, ações e renúncias serão expressões da fidelidade conjugal, se contribuírem, efetivamente, para o bem do outro e sua mais ampla realização como pessoa humana, homem e mulher.

 

          Por outro lado, quando se compromete ou bloqueia a felicidade e o desenvolvimento harmonioso do outro e da própria relação conjugal, aí estão presentes os traços de infidelidade que, se não tratados e perdoados com amor, poderão levar o casamento à ruína.

 

          Quando a Bíblia diz: “os dois são agora uma só carne”, ela está falando de toda a comunhão que existe no casamento. É o pacto do amor conjugal, onde homem e mulher são chamados a crescerem continuamente nesta comunhão através da fidelidade cotidiana matrimonial, do amor recíproco em todos os níveis.

 

          Portanto, se você pensa em se casar ou se já é casado, tenha um propósito de fidelidade integral, onde vocês procurarão compreender um ao outro e, pelo respeito e amor, serão parceiros nos seus sonhos e projetos de vida!

 

          Deus os abençoe!

         

          Reverendo Otávio Augusto.

 

Digo Sim! Reverendo Otávio Augusto
  • Facebook Basic
  • YouTube Basic Black
badge-weddingawards_pt_BR.jpg
badge-weddingawards_pt_BR (1).jpg

Rua Caminho dos Barreiros, 156 

São Vicente, SP 11340-020 

digosim.info@gmail.com

Tel: 013 3357-2965 

       013 98170-0160 (Tim)

       013 99741-0160  (Vivo)

© 2015 / 2016 por Heitor Schlender