Reflexões - Digo Sim...
DIGO SIM... PARA OUVIR MEU CÔNJUGE COM ATENÇÃO
“Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” – Tiago 1.19.
Quando temos pouca disposição para ouvir nosso cônjuge, transmitimos a impressão de que o que ele pensa e sente não são tão importantes para nós. E assim, quem não quer ouvir se aborrece e quem quer falar se sente desvalorizado e rejeitado. Essa é a realidade da maioria dos casais, mas é possível trabalhar atitudes no intuito de melhorar a comunicação. E a dica é muito simples: ouvir seu cônjuge de duas maneiras, com o ouvido e com o coração!
Se desenvolvermos essa habilidade de ouvir nosso cônjuge com interesse, teremos muitos frutos que farão do casamento algo bem mais gostoso. Pare o que está fazendo e preste atenção no que ele (a) está dizendo, ainda que você esteja assistindo seu programa favorito, seu seriado predileto ou o time do coração. Demonstre atenção por meio dos olhos e da expressão facial e corporal. Ele (a) vai se sentir amado, valorizado, compreendido, aceito e apoiado.
Essa atitude, ouvir mais e falar menos, vale por mil “eu te amo!”. Se, de repente, não for possível ouvir o outro naquele momento, diga-lhe: “Eu sinto muito não poder dar a atenção que você merece agora, mas a gente pode conversar melhor tal hora”. Escutar nosso cônjuge gera um nível excelente de segurança e satisfação no relacionamento, pois a liberdade de falar (e ouvir) com amor, proporcionará ao casal uma comunicação plena e saudável.
Reverendo Otávio Augusto.